Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TRICO NA MODA_frufrudalulu

Achei “dez” este movimento! KnittaPlease (Tricote Por favor). Foi criado nos Estados Unidos, em Houston, no Texas, em 2006, e vem ganhando adeptos ao redor do mundo: o de cobrir coisas públicas com tricô. Os grupos já “embrulharam” árvores, corrimãos, postes de luz, hidrantes, semáforos e outras estruturas públicas com tricô.

O movimento é uma forma de “grafitti”, mas com lã. Um hobby interessante. Chamado de “Yarn Bombing” (Bombardeio de novelos), o movimento começou com a americana Magda Sayeg. Ela cobriu o trinco da porta de sua loja de roupas com tricô e chamou a atenção das pessoas e a inspirou em criar o grupo KnittaPlease onde pode reunir interessados no mesmo tipo de trabalho manual. Este movimento ganhou o mundo. No Flickr há álbuns com deliciosas fotos do trabalho na França e em El Salvador, China… e se espalhou por países como Holanda, Suécia, Finlândia, Canadá, China, Austrália e Reino Unido.

A ideia é bombardear a cidade com trabalhos de arte tricotados e vibrantes, embrulhar com tricô coisas simples, como uma garrafa de cerveja a monumentos públicos e estruturas urbanas.

Ela também criou um website para publicar fotos dos monumentos e objetos cobertos com o tricô e formou a base para outros grupos também publicarem os objetos tricotados ao redor do mundo.

Um dos projetos mais ousados já realizados foi cobrir um ônibus com tricô. O trabalho levou uma semana e contou com dezenas de voluntários. Usaram agulhas bem grossas e dezenas de novelos para cobrir o veículo todo e ficou incrivel! Mas nas fotos do site pude ver também um tanque de guerra. A árvore ficou muito especial!

Bom, fuçando sobre, achei o “Fios Subversivos” que tem as mesmas intenções: criar uma rede dedicada ao tricô e crochê feitos para projetos de artes visuais. Promover os seus eventos, adicionar o seu portfolio, partilhar os seus projetos. Olha que doido!

Em São Paulo, na Vila Mariana, há poucos dias atrás, foi observado várias árvores e postes, um seguido do outro, amarrados ou envolvidos delicadamente com um tecido semelhante a um “cachecol” de cor amarela, talvez lã… Chamou atenção porque quando e onde se viu uma árvore ou um poste agasalhado propositalmente em Sampa? Me fez refletir sobre a cidade e suas mazelas. É uma mensagem de carinho, um recado de que podemos e precisamos amar nossa cidade. Dá sensação de aconchego numa cidade toda destruida com sujas pixações. Vou pesquisar, mas creio que se trata de algum movimento deste tipo do Knittaplease. Será? Tomara! Eu bem que aderiria!

O que encontrei:

Existe um livro sobre o movimento: “Yarnbombing: The Art of Knit Graffiti” ou “Yarnbombing: A Arte do Grafitti de tricô” (Mandy Moore and Leanne Prain)
O site do bombardeio: http://yarnbombing.com/
As fotos deliciosas: http://www.flickr.com/photos/knittaplease/
E os “Fios Subversivos” : http://subversiveyarn.ning.com/












10 comentários:

  1. Oi Luh, td bem?
    Menina, eu não lembro que fio eu usei...faz tanto tempo!!!
    E pior que como quase não faço trico, não tenho custume de guardar o nome das lãs e dos fios, pq são muito variados!!!
    Mas vou procurar saber e te falo, ok?
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ajuda do Blogger.
    Sempre insira o nome do seu blog no titulo da postagem:
    Com está:Trico na moda.
    Deveria ser: Trico na moda frufrudalulu.
    Ou: Frufrudalulu Trico na moda.
    Faça isso que vai melhorar a busca.
    Um abraço, sucesso, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jair !
    Obrigada pela ajuda !
    Muita Luz no teu caminho !
    Paz e Bem !

    ResponderExcluir
  4. oi Lu, menina, muito legal esse post. Nao sou tricoteira mas amei! Beijinho, Pat

    ResponderExcluir
  5. Oi Luh! Que bom receber sua visita no meu bloguinho! Muito interessante este post, já fui tricoteira, hj não tenho mais paciência. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Adorei as idéias e o colorido!
    Passei para conhecer seu cantinho e agradecer a visita!
    Beijocas
    Susie

    ResponderExcluir
  7. Olá vim retribuir a visita e dizer que também adorei teu blog!!!! Parabéns ja estou te seguindo também!!!

    ResponderExcluir
  8. OI LUHH,AMEI ESSE POST, TUDO TÃO COLORIDO! OBRIGADA POR SUA DOCE VISITA, FICO FELIZ COM SUA PARTICIPAÇÃO LÁ NO BLOG E AMEI SEU CANTINHO, VEJO QUE ESTÁ COMEÇANDO E DESEJO SUCESSO AQUI, EU JÁ ESTOU SEGUINDO. BEIJOCAS E ÓTIMA SEMANA...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo carinho meninas !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Blog bem trabalhadinho o seu! Seria legal dar autoria a esse texto, é de bom tom dar a fonte.. Foi escrito por mim, em meu blog: http://coisasdeada.blogspot.com.br/2009/09/grafitti-feito-com-la.html.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

ADOREI SUA VISITA E COMENTÁRIO !
AH! SE AINDA NÃO É UM SEGUIDOR, TORNE-SE UM !
VOLTE SEMPRE ! BEIJINHOS